quarta-feira, 20 de junho de 2012


ok, não é bem um pão de queijo né? mas não é que fica muito gostoso? a textura fica bem parecida e a casquinha crocante que fica por fora é boa demais!


essa ideia foi tirada de um livro de receitas do projeto Cozinha Brasil do Sesi que tem uma proposta super bacana: promover uma alimentação mais rica em nutrientes e que evitem o desperdício, além disso traz opções mais econômicas  para alimentar a família! o mais bacana? eles oferecem cursos gratuitos em diversos locais do Brasil!
então bora pra nossa receitinha?
você vai precisar de 2 xíc. de mandioca (aipim, macaxeira) já cozida e bem amassada e então vai acrescentar à ela 1 ovo, 2 colheres de sopa de manteiga, 4 colheres de sopa de farinha de trigo (eu usei 5 e já explico porque) e sal… meu toque ficou por conta de 25g de queijo parmesão ralado que incluí na massa. a ideia não é deixar a massa dura  e sem grudar não mão, ela fica meio grudenta sim, mas por causa da umidade daqui eu coloquei um pouco mais de farinha. e então com as mãos úmidas fui fazendo as bolinhas e passando as mesmas em 1 clara e depois empanando no queijo parmesão ralado e dispondo em uma assadeira forrada com papel manteiga.  agora é forno na temperatura alta por aproximadamente 25 min ou até que fique bem douradinho…
ah, quase ia esquecendo, dá para rechear tranquilamente. por aqui recheamos com queijo, para ficar ainda mais “pão de queijo”, rs…
outra coisa, você vai precisar de mais ou menos umas 100g de queijo ralado para empanar, porque vai por mim é isso que dá a graça nessa delícia!

Nenhum comentário: