segunda-feira, 4 de junho de 2012

Linguini com costelinha desfiada

11 de fevereiro de 2011 10 Comentários por Maria
Um passeio de bicicleta, um açougue pelo caminho e as costelinhas vieram parar na minha cozinha.
Não por falta de criatividade mas sim pelo amor ao sabor, lá ia eu em direção à receita com suco de laranja e barbecue. Mas por algum motivo mudei o trajeto e resolvi assá-las com outro tempero. Quando saíram do forno, depois de horas, o molho que se formou estava tão bonito e cheiroso que decidi desfiá-las para comer com uma massa. E essa combinação ficou tão boa que do meu prato seguiu direto pra cá, especialmente pra você.

Massa com costelinha desfiada 01

Ingredientes (para duas pessoas)
200 g do macarrão de sua preferência
500 g de costelinha suína
1 colher de sopa de mel
1/2 pau de canela
150 ml de cerveja clara
100 ml de malzbier
100 ml de cachaça
pimenta calabresa e sal a gosto
óleo

Massa com costelinha desfiada 05

Modo de fazer
Tempere as costelinhas com sal e pimenta calabresa.
Aqueça uma frigideira grande com óleo (apenas o suficinete para as costeinhas não grudarem) e frite as costelinhas virando-as de vez em quando. Quando estiverem douradas por igual, adicione (com cuidado!) a cachaça e flambe (incline a frigideira em direção à chama do fogão para pôr fogo no álcool da cachaça). Mexa delicadamente até o fogo na frigideira apagar.
Transfira as costelinhas para uma assadeira, junte as cervejas, um pouco de sal, o mel e a canela, cubra com papel laminado e leve ao forno com fogo baixo. Depois de umas duas horas, remova o papel laminado e a canela, cheque o sal e a pimenta (e ajuste se for o caso) e retorne a assadeira para o forno. Deixe mais uma hora +/- ou até que o molho tenha reduzido e se tornado menos aguado. Nesse ponto retire a assadeira do forno e deixe esfriar.
Enquanto cozinha a massa em água fervente e salgada, desfie as costelinhas e leve a carne junto com o molho para a frigideira. (Eu acrescentei também uma cenoura que tinha cozida na geladeira; você pode cozinhá-la junto com a carne se quiser.) Quando a massa estiver al dente, coloque uma concha da água do cozimento no molho. Escorra a massa, misture-a ao molho quente na frigideira, transfira para uma travessa aquecida e sirva.

Nenhum comentário: