sexta-feira, 24 de junho de 2011

Torta de banana preguiçosa repaginada


Conheci esta torta com este nome, de preguiçosa justamente porque não precisava usar liquidificador nem batedeira, era apenas misturar os ingredientes e montar na forma. Há muitos anos atrás minha mãe ganhou a receita de uma de suas freguesas da quitanda, tentei fazer uma vez mas o que consegui foram bananas enfarinhadas ao invés de uma torta. Tentei refazer e foi a mesma coisa, muitos pontos de farinha aqui e ali tanto na superfície como no interior da massa. Desisti. Até que dia desses a Fabiana postou uma torta de banana com preparo semelhante. Não me empolguei na hora por causa dos meus fracassos anteriores mas tendo comprado uma penca de bananas nanicas que amadureceram num piscar de olhos, resolvi dar mais uma chance a esta torta, ainda mais com as fotos pecaminosas que a Fabiana postou. O que são aquelas poças de chocolate na massa??? :o


Aqui em casa tive que preparar meio a meio por causa da alergia do senhor meu marido. Depois de assada só espetei chocolate numa metade. Cortei o chocolate em pedaços compridos para que o chocolate penetrasse dentro da massa também e não só na superfície. O chocolate derrete em poucos segundos. A vontade de passar o dedo é incontrolável! :p
A intenção era preparar, tirar as fotos e só comer depois de almoçar mas quem disse que consegui esperar???? Comi a fatia que cortei para fotografar e diante de tanta gostosura tive que comer mais uma. É simplesmente dos deuses! Como diriam as amigas portuguesas, de chorar por mais!!!
Ainda ficaram dois pontinhos pequeninos de farinha aparecendo na superfície mas nada que comprometesse o resultado final. Eu é que deveria ter administrado melhor a quantidade de ovos nas camadas. No final pude cobrir apenas com uma fina camada e daí as falhas enfarinhadas. Mea culpa!
Dizem que conselho se fosse bom não seria de graça mas eu me arrisco a dizer: façam esta torta que não vão se arrepender!



Abaixo vai minha versão reduzida, para a receita completa veja o post da Fabiana.

4 ou 5 bananas nanicas
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara mal cheia de açúcar
uma pitada de sal
1/4 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) rasa de fermento em pó
2 ovos extra
50g de margarina culinária
80g de chocolate meio amargo picado de comprido

Unte e enfarinhe uma forma de fundo falso de 18cm ou um refratário pequeno.

Corte as bananas em rodelas de 1cm.

Peneire a farinha com açúcar, fermento, sal e canela.

Derreta a margarina no microondas por cerca de 1 a 1:30 minuto.

Bata os ovos na batedeira por 2 ou 3 minutos até ficar fofo e esbranquiçado.

Espalhe algumas rodelas de banana cobrindo o fundo da forma. Regue com 1/3 da margarina. Polvilhe 1/3 dos ingredientes secos e cubra com 1/3 do ovo batido. Repita as camadas terminando com o ovo batido. Leve para assar em forno pré-aquecido a 170˚C por 25 a 30 minutos ou até que a superfície esteja bem corada.
Retire do forno e imediatamente espete os pedaços de chocolate por toda torta. Espere alguns segundos para derreter e sirva imediatamente.


By: pecado da gula

Nenhum comentário: