sexta-feira, 1 de julho de 2011

Lampião & Maria Bonita (Polenta frita e Queijo coalho)


Quando estava desenvolvendo esta receita, a princípio, não havia pensado em usar o queijo coalho, optei pelo queijo branco. Porém, o queijo coalho é original do Nordeste, nada mais justo utilizar a comida típica do local.

Aí modifiquei tudo em cima da hora. Ainda com a mente na região Nordeste enquanto elaborava a receita, meu assistente perguntou de forma já enganada: “Romeu e Julieta?”. De prontidão respondi: “Não, Lampião e Maria Bonita”.

Nomeei o prato que traz para a mesa polenta frita e queijo coalho. E, veja a hora: vamos lá, dá tempo de correr no mercado e comprar os ingredientes necessários, caso não os tenha em casa.

Pense naquela polenta frita quentinha e naquele queijo coalho derretido por dentro? Abriu o apetite? Então, mãos à obra.

Para a polenta:

3 xícaras de Flocão (farinha de milho em flocos, encontrada no Nordeste)

1 litro de água

1 colher de café de tempero misto D. Clara


1 fio de azeite

Manteiga ou margarina para untar a forma

1 pacote de queijo coalho

Modo de preparo da polenta:

Numa panela misture o Flocão, o tempero, a água e o azeite. Mexa bem. Deixe descansar por 10 minutos. Depois, leve ao fogo mexendo sempre. Quando começar e ferver e soltar bolhas, abaixe o fogo e continue mexendo até desgrudar do fundo da panela.

Coloque numa forma untada com a manteiga e espere esfriar. Depois de frio corte na espessura do queijo coalho. Coloque o queijo coalho por cima para servir de medida e corte em fatias mais ou menos iguais. Prenda o queijo e a polenta com palitos, espetando o palito com a polenta por cima. Frite em óleo quente e em fogo médio.

Depois de fritos, salpique tempero misto D. Clara.

Dica: Sirva como acompanhamento.

Nenhum comentário: