sexta-feira, 1 de julho de 2011

Bolinho de Tapioca e queijo coalho



É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que o blog está meio abandonado. Prometemos voltar com força total em breve e com novidades. Por enquanto, vou postar uma receita que o Chef Rodrigo Oliveira (do Mocotó) me mandou por e-mail quando fiz o menu degustação de coalho.

Para quem andava reclamando que o Trivial estava muito Nem Tanto, essa é quase tão fácil quanto fazer gelo, hehehe. Mas não se engane, faz tanto sucesso que eu costumo dizer que esta entradinha é o ponto mais alto da baixa gastronomia, se bem que é um absurdo chamar o que aquele cara faz de baixa gastronomia.

Nível: facílimo
Rendimento: Entrada pra 6 pessoas.


Ingredientes (receita original)

500g de tapioca granulada
500g de queijo coalho ralado
1 litro de leite bem quente
50g de manteiga
18 g de sal
1 pitada de pimenta do reino branca.



Modo de fazer.

Eu costumo fazer metade da receita. Se você não conseguir achar queijo coalho a granel, compre aqueles espetinhos pra churrasco que dá certo. Retire os espetos (claro) e rale os 250 gramas do queijo. Junte com a tapioca e misture. Eu costumo diluir o sal e a manteiga no leite quente, para distribuir melhor. Depois é só derramar o leite quase fervente sobre a mistura para hidratar. Coloque em uma travessa quadrada e deixe esfriar. Vai virar uma espécie de ?bolo? de tapioca. Guarde na geladeira por algumas horas. Depois é só cortar em cubos e fritar por imersão em óleo quente a 180ºC. Sirva quente com molho de pimenta Sweet Chilli ou geleia de pimenta.

Ps: A tapioca granulada é diferente da goma de tapioca. Mais parecem bolinhas pequenas de isopor. Procure a que tiver as bolinhas menores. Em Fortaleza deve ser fácil achar. Em Sampa, tem na Casa das Mandiocas, ali naquele mercadinho horti-fruti menor em frente ao Mercadão.


Ps2: O molho sweet Chilli Bluee Dragon você encontra no Pão de Açúcar, na versão original, com manga e com abacaxi.

Nenhum comentário: