MANDIOPÃ
genérico
Ingredientes: - 1 xícara (chá) de fubá de milho - 2 xícaras (chá) de caldo de frango (2 tabletes de caldo de frango dissolvidos em 2 xícaras de chá de água) - sal a gosto |
![]() |
-
250 g
de polvilho azedo - 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado - fubá para polvilhar Variações de sabores: - 2 colheres (sopa) de alho frito / ou tomate seco processado / ou azeitonas verdes processadas - óleo para fritar - sal para salpicar |
|
Numa panela em fogo médio coloque 1 xícara (chá) de fubá de milho e 2 xícaras (chá) de caldo de frango (2 tabletes de caldo de frango dissolvidos em 2 xícaras de chá de água) e sal a gosto e cozinhe, mexendo sempre, até formar um angu duro (+/- 5 minutos).
Transfira a massa para uma tigela, espere amornar e junte 250g de polvilho azedo e 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. Amasse bem até formar uma massa lisa.
DICA: Nesta hora pode-se dar sabor na massa juntando alho frito, ou tomate seco processado, ou azeitonas verdes processados.
Divida a massa em três partes e faça 3 rolinhos.
Numa panela com água fervente cozinhe os rolinhos. Depois que eles boiarem, deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Coloque os rolinhos cozidos numa fôrma forrada com pano e polvilhada com fubá. Passe fubá por todo rolinho.
Leve para geladeira por 4 horas ou até o dia seguinte.
Corte os rolinhos em fatias bem finas (corte com auxílio de uma faca ou fatiador de legumes), espalhe-as numa fôrma e leve ao sol por mais 3 horas.
DICA: as fatias de mandiopã também podem ser secas
- no forno pré-aquecido a 100º C por 2 horas (mexendo vez em quando);
- no microondas, colocando as fatias num prato sobre papel toalha, separadas umas das outras para não grudar por +/- 1 a 1 œ minuto.
OBS: Quanto mais secas ficarem as fatias, melhor será o resultado. Numa panela com bastante óleo quente, frite as fatias. Salpique sal e sirva imediatamente
RENDIMENTO: 400 g de mandiopã (sem fritar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário