segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Torta Francesa

Essa receita é ótima, dá um pouco de trabalho, mas vale à pena!
A receita é do Chef Álvaro Rodrigues.

Ingredientes da massa patê brisé :
200g de farinha de trigo
50g de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
1 colher (chá) de açúcar de baunilha (opcional)
100g de manteiga (1/2 xícara de chá) sem sal, gelada e picada
1 ovo médio (usei 1 gema)
1 colher (chá) rasa de raspas de limão

Modo de fazer:
Bata no processador os ingredientes secos e a manteiga até obter uma farofa úmida. Junte ovo ou a gema e bata novamente até obter uma massa lisa, macia e homogênea. Junte as raspas de limão e envolva delicadamente. Embrulhe a massa em papel-alumínio e deixe gelar por 30 minutos. Em seguida, abra a massa sobre a bancada levemente enfarinhada, forre o fundo e a lateral de uma forma de torta com fundo falso de 24cm de diâmetro, fure o fundo da massa com um garfo e leve ao forno preaquecido a 180ºC até que esteja bem dourada. Deixe esfriar.

Creme de morango:
1/2 litro de leite integral frio
1 xícara de açúcar refinado
5 gemas de ovos grandes (peneiradas)
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 embalagem de gelatina de sabor morango
15g de manteiga extra sem sal, macia
1 colher (sopa) de licor de morango (opcional)
1 colher (chá) de essência de morango de boa qualidade

Como fazer:
Em uma panela grande coloque o leite, a metade do açúcar e leve ao fogo até abrir fervura. À parte, bata na batedeira as gemas com a outra metade do açúcar até obter uma gemada bem fofa e clara. Junte o amido de milho e a farinha de trigo e bata bem. Em seguida agregue o leite fervente à gemada, envolvendo delicadamente. Coloque a mistura obtida novamente na panela e volte ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme liso, brilhante e firme. Junte o pó para gelatina (peneirado) ao creme quente e, sem dissolver, a manteiga e os aromas, envolvendo bem até ficar homogêneo.
Ponha o creme quente em um refratário, cubra com filme plástico bem encostado no creme, e deixe esfriar completamente. No momento de utilizar, bata o creme frio na batedeira até ficar liso e brilhante.

Recheio de Chantilly:
250g de morangos frescos lavados, fatiados e bem secos + 200g de chantilly batido normalmente.

Cobertura:
400g de morangos grandes e cortados em fatias longitudinais e abertos no formato de leque. Geléia de brilho para pincelar os morangos, ou açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Como montar:
Distribua no fundo da massa fria a metade do creme de morango. Espalhe por cima colheradinhas de chantilly, deixando os montinhos, em seguida, os morangos picados.
Cubra com a outra metade do creme e leve à geladeira por algumas horas ou até ficar bem firme. Finalize decorando com os morangos cortados em leque, pincele-os com geléia de brilho ou polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Sirva bem gelada.

by:Trainee decozinheira

Nenhum comentário: