segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Batatas ao forno com manteiga de ervas

A receita original eram batatas mas como eu ia comer sozinha fiz uma batata e como vocês podem ver não era pequena não! Faz tempo eu estava de olho nessa batata que eu tinha visto no blog da simpática Stefania, do Cool e Chic Style Confidential, ela tem um blog bem delicioso e é cheio de charme, e tem ideias ótimas para aromatizar manteigas! Já vi essa receita em outros blogs que não me lembro agora, e com certeza essa é uma boa pedida de acompanhamento!!!
Ferva a água com uma colher de (chá) de sal, (dependendo da quantidade de água aumentar a proporção 350ml de água para cada colher (chá) de sal).

Em uma panela coloque as batatas descascadas e ferva por 10 minutos, este passo é importante porque ajuda a fazer batatas crocantes durante o cozimento no forno.

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Escorra bem as batatas, na assadeira faça pequenos cortes horizontais. Espere as batatas esfriarem para colocar a mistura de manteiga com ervas (senão quando você colocar a manteiga ela vai derretendo tudo) veja a foto no blog da Stefania.

Manteiga de ervas:
Manteiga, salsinha, orégano, sale & pepper, tomilho, cebola, alho, misture tudo muito bem (a cebola e o alho bem picadinhos).
Coloque a manteiga já com as ervas por cima das batatas e leve ao forno por 30 a 45 minutos, controlando o cozimento e depois de cozidas virar no forno até atingirem a cor dourada.
A tendência é ficar dourada na parte que está para baixo, mais rápido do que em cima.

Obs: achei que coloquei poucas ervas na manteiga da próxima vez vou caprichar. Só para informar algumas pessoas que a batata em questão tem 14cm.

Nenhum comentário: